sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Drogas para aumentar a massa muscular

Esteróides: são produtos químicos derivados da testosterona, o hormônio masculino. A produção natural do homem é de cerca de 17 mg por dia, que pode ser aumentado pelo estímulo do exercício pesado. As mulheres produzem somente 0,5 mg de testosterona, daí a sua dificuldade em adquirir massa muscular.

Esteróides Nacionais: Deca-durabolin, é o nome comercial da nandrolona, um esteróide injetável com efeito bom em ganho de massa muscular e pequenos efeitos colaterais, com bom aumento na força . Dos nacionais, é o menos tóxico e indicado para quem nunca fez uso desses produtos. Usa-se 50mg na primeira semana, 100 na segunda, 150 na terceira, 200 na quarta, regredindo então para 200 na quinta, 150 na sexta, 100 na sétima e 50 na oitava e última semana. Não adianta usar mais que 8 semanas , pois não haverá receptores disponíveis nos músculos, já saturados pelas 8 semanas anteriores.

Durateston: são 4 tipos de testosterona sintética, muito bom para ganho de massa e força, mas muito carregado de efeitos colaterais.

Hemogenin: esteróide oral que tem o maior poder de ganho de massa e força de todas as existentes no Brasil e exterior, mas de longe também a mais tóxica, podendo causar hepatites instantâneas, independente da dose.

Proviron: toxicidade mediana e pouco efeito em ganho de massa. Dá mais um visual com definição,indicada para quem já tem certo tamanho.

Importados.: Winstrol : existe o oral e o injetável, sendo este último, o menos tóxico, como todos os injetáveis em relação aos produtos orais, mais tóxicos ao fígado. Dá um ganho mediano de massa muscular, menos que o deca durabolin, mas com maior definição, sendo porem mais tóxico que o deca. O uso e doses são os mesmos do Deca durabolin descritos acima.
Primobolan: pouco efeito em ganho de massa e ótimo efeito em definição, sendo uma das menos tóxicas, só perdendo para oxandrolona .
Oxandrolona: é a que tem menos efeitos colaterais , talvez nenhum, utilizada por mulheres devido a essa característica. É utilizada também para crianças com problema de peso nos EUA e por aidéticos para minimizar as perdas musculares causas pela doença. É utilizada para definição e tem pouco efeito em ganho de massa, semelhante ao primobolan. E usa se de um a três comprimidos ao dia por 2 meses no máximo.

Parabolan. Muito tóxica e indicada para grandes fisiculturistas e profissionais, sendo desaconselhada para quem não tem pretensões de competição.

Tec Tahat. É um éster da testosterona que causa bom aumento de massa muscular e com definição de média para boa, mas com efeitos colaterais graves dependendo da dose.
Efeitos colaterais dos esteróides:
Ginecomastia, ou seja, aumento do tamanho dos mamilos no homem com pendência e posterior acúmulo de gordura e aparência de seios femininos, tratáveis na maioria dos casos somente com cirurgia plástica. As drogas mais tóxicas citadas e uma grande quantidade tomada proporcionam esse triste efeito colateral.
Perda de cabelos: quem tem tendência a calvície deve se manter afastado dessas substancias, sob pena de ficar calvo em 2 meses.
aumento de espinhas e cravos pela maior oleosidade da pele.
diminuição do tamanho dos testículos e do volume de sêmen .
aparecimento de icterícia ,ou seja, coloramento de pele e mucosas pela cor amarela, devido a sobrecarga hepática.
Em mulheres, engrossamento definitivo da voz, aumento do tamanho do clitóris e desregularão do ciclo menstrual.
Os esteróides causam esterilidade, mas reversível e só instaladas durante o uso . Não causam aumento de agressividade, conforme pesquisas recentes nos USA mostraram e alteram a libido , para mais ou para menos , dependendo a pessoa.
Mais uma vez, acho que se você treinar sério, com cargas pesadas e bons exercícios feitos de maneira correta, com uma boa alimentação e descanso adequado, não vejo necessidade do uso de esteróides. Mas caso decida usá-los, que o faça de maneira correta e ciente dos riscos que está correndo, que menores em umas e maiores em outras drogas, sempre estão presentes.
Outro assunto bastante discutido no mundo é a questão das drogas. Drogas como a maconha, ópio, inalantes, cocaína e tantas outras que tem conhecimento.
As drogas são um problema comum no nosso dia-a-dia, e temos que atentar para esse fato. Vivemos bem no meio dessa guerra, que é figura do usuário versos droga, e não podemos ficar cegos, surdo e mudo.
Drogas causam dependência física e psicológica, mas pode ser tratada. Porém, algum das marcas que ela deixa não pode.
Outra questão bastante discutida é o caso dos complementos alimentares, os quais apesarem ser muito bom para o corpo, devem ser considerados como qualquer outra substância perigosa, pois elas, também, exigem cuidados e acompanhamento.
O que são esteróides?
Esteróides são hormônios, responsáveis pela harmonia das funções primordiais no organismo. Além dos esteróides temos a insulina, o glucagon, os hormônios da tiróide e outros.

Existem três categorias básicas de esteróides:
• Estrógenos: Hormônio feminino, produzido no ovário e, encarregados de produzir os caracteres sexuais femininos.

Andróginos: Hormônio masculino, produzidos principalmente nos testículos e responsáveis pela produção das características sexuais masculinas, tais como a massa muscular, a força, a barba, o engrossamento da voz, a velocidade de recuperação da musculatura, o nível de gordura corporal e outros.
Ambos os sexos produzem os dois hormônios. Os estrógenos são predominantes na mulher, muito embora o ovário e a glândula andrenal produzam pequenas quantias de andróginos. O mesmo ocorre no organismo masculino, onde estrógenos são produzidos em pequena quantidade nos testículos. O ultimo tipo de esteróide é a cortizona, que é produzida por ambos os sexos e tem efeito analgésico e anti-inflamatório. Os esteróides anabólicos são um subgrupo de andróginos.

Mecanismo de funcionamento dos esteróides
Devemos esclarecer, primeiro, que ninguém sabe exatamente como os esteróides anabólicos funcionam e, segundo, que não iremos muito a fundo neste assunto, mas salientaremos aquilo que for mais relevante e útil.
Basicamente, os esteróides são moléculas que se podem incorporar à corrente sangüínea através de administração oral via estômago e intestino ou injetada. A partir daí estas moléculas viajam pela corrente sangüínea como mensageiros, procurando um local específico para entregar a sua mensagem. Este modelo teórico de receptor de mensagem é denominado de citos receptores.
Quanto mais esteróides livres existirem na corrente sangüínea, mais esteróides estarão disponíveis para citos receptores.
Outra consideração importante a se fazer:
• Algumas pessoas são premiadas com mais citos receptores que outras, mas isso é uma questão genética que ninguém pode mudar.
• Parece haver um fechamento dos citos receptores, quando um determinado tipo de esteróide é muito utilizado.
• Existem pessoas que tem mais afinidade a certos tipos de esteróides do que outras.
Retomando, ainda não existe um esteróide perfeito, totalmente livre, altamente anabólico, não androgênico e com alta afinidade aos citos receptores.

Tipos de esteróides
Existem ou existiram diversas formas de esteróides anabólicos sintéticos produzidos pela industria farmacêutica: creme, supositório, selo de fixação na pele e sublingual, porem os mais conhecidos e utilizados são os que seguem:

• Orais – Em forma de comprimidos. Dependendo da dosagem, a droga é usualmente parcelada durante o dia.
• Injetáveis – Todos os esteróides injetáveis devem ser administrados via intramuscular e não intravenosa ou subcutânea.
Efeitos colaterais
Muitos efeitos colaterais de longo e curto prazo são relacionados com o uso de esteróides anabólicos. Efeitos colaterais, como calvície e acne, não são ameaças à vida, mas podem ser psicologicamente preocupantes, ao passo que a hipertrofia da próstata é uma conseqüência que não pode ser ignorada.
Alguns usuários de esteróides anabólicos parecem escapar dos efeitos colaterais, enquanto outros sofrem um os mais desses efeitos. Tudo depende da predisposição genética, fato que a mídia normalmente não menciona.

Dentre os efeitos indesejáveis estão:
• Calvície
• Hipertrofia Prostática
• Acne
• Agressividade
• Hipertensão
• Limitação do crescimento
• Aumento do colesterol
• Virilização em mulheres
• Ginecomastia
• Dor de cabeça

Esteróides Utilizados
Neste item analisaremos uma relação dos esteróides anabólicos mais utilizados no mundo do culturismo, tanto de nacionais quanto de estrangeiros. Contará esta relação de uma ligeira descrição técnica e dos resultados, normalmente, obtidos com o uso de cada medicamento.
Existem algumas formas de identificar drogas legitimas das falsas. Por exemplo, o impresso na ampola é normalmente em alto relevo nas legitimas; enquanto que em algumas falsificadas, o impresso é plana e sai facilmente, raspando-se levemente com a unha. As bulas das falsas, muitas vezes, vêm com margens ásperas e não simétricas e o impresso é desbotado; enquanto as das legitimas são muitas vezes, laminadas e protegidas contra raios UV ou envernizadas para prevenir que desbotem. O número do lote e data de vencimento que aparece na caixa não deve estar no mesmo impresso que os demais dizeres. O número nas originais normalmente é impresso com rolo metal que deixa uma clara identificação da data. Mais recentemente, a industria farmacêutica vem utilizando matriz por pontos ou impressão por jato de tinta para indicar as datas e números do lote. Os fraudadores normalmente imprimem com a mesma tinta.

Anabol
Com o nome de Dianabol esta droga foi inicialmente produzida nos EUA pela CIBA, porem a produção parou há muitos anos, de forma que, se você encontra-la com este nome muito provavelmente é falsificada ou vencida há muitos anos, porem a mesma droga é encontrada com os seguintes nomes: Anabol produzido na Tailândia; Metandionona-5 da Finlândia; Andoredan e Encephan no Japão; Metanabol na Polônia; Nerobol na Hungria; Pronabol-5 na Índia; Stenolon na Republica Checa e Naposim na Romênia. Este foi um dos esteróides orais mais populares, principalmente entre aqueles que não são muito chegados ao desconforto de injeções. Esta droga, em doses adequadas, mostra ser bastante androgênica, causando significativos ganhos em força e volume muscular em questão de algumas semanas de uso. A maior parte do ganho em força, deve-se ao potencial de retenção hídrica causado por este esteróide o que o torna muito válido enquanto estiver em fase de aumento de massa muscular, mas indesejável em fase pré-competição (definição). Para homens a combinação de metandrostenolona e Deca-Durabolin por semana, normalmente causa drásticos aumentos de força e massa muscular, sendo uma das séries mais eficientes e seguras que se pode fazer.
Apresentação: Usualmente comprimidos de 5mg em embalagens diferentes, dependendo do laboratório. Anabol é vendido em embalagem plástica contendo mil comprimidos. Pronabol-5 em caixa rosa contendo 50 comprimidos. A produção de Pronabol-5 foi interrompida, mas ainda podem se encontrar estoques em diversos lugares na Europa.

Anavar
Searle em diversos países com nomes diferentes: Anavar (USA), Lonavar (Argentina, Japão e Austrália), Lipidex (Brasil) e outros. Mas em 1989 este laboratório interrompeu a produção, porque não queria ter seu nome associados a esteróides. É moderadamente andrógeno e com bom efeito anabólico não causando efeitos colaterais pronunciados. Por isto também é utilizado por mulheres. O Anavar tem como efeito principal um grande aumento de força por ampliar os depósitos de fósforo creatina intracelular (fonte de combustível muscular para esforços imediatos de curta duração com até 10 segundo, aproximadamente). É utilizado normalmente em conjunto com Parabolan para densidade muscular, e com Deca para aumento de massa.
Apresentação: Caixa com 30 comprimidos de 2,5mg cada. É produzida pela SPA da Itália.

Androxon
Esta droga, também encontrada no Brasil, foi tida pela mídia americana com um excelente esteróide por não ser alquelado. O Androxon é absorvido pelo intestino não passando pelo fígado, de forma que não representa risco de toxidade para o mesmo como demais drogas orais. Como desvantagem, a base contida no esteróide tem um curto período de vida da corrente sangüínea, de forma que deve ser ingerido mais constantemente para manter uma dose estável no sangue. Outra suposta propriedade desta droga é que ela não promove a interrupção da produção natural de testosterona e não aromatiza. Apesar de todas estas maravilhas é uma pena que o Androxon não tenha boa reputação na fraternidade dos culturistas por não ocasionar nenhum ganho de força ou de massa muscular segundo depoimento de quem já utilizou até duas vezes acima da dose máxima recomendada.
Apresentação: Cápsula marrom de 40g em caixas contendo 60 unidades. É produzido no Brasil pela ORGANON.

Deca-Durabolin

Este esteróide, também encontrado no Brasil, originalmente foi desenvolvido pela Organon na década de 60, mas atualmente diversos outros laboratórios produzem este esteróide, como o Extraboline da Grécia e o Dynabolon da Itália que é uma variação, sendo mais androgênico do que a Deca original. A Deca em sua forma original é moderadamente androgênico com boas propriedades anabólica, sendo utilizado para ganho de massa muscular e pré-competição, porem, alguns atletas tendem a reter muito liquido com esta droga. A Deca é muito usada como uma droga de base para todo o ciclo de esteróide (desde que fora de temporada) por evitar inflamações e dores articulares que podem ocorrer devido a realização de treinamento pesado. A diferença da Deca produzida no Brasil é que esta vem com a concentração de 25mg/ml ou 50mg/ml, enquanto no exterior existe concentração de 100mg/ml.
Apresentação: Ampolas de 25 ou 50mg/ml. É produzido no Brasil pela ORGANON.

Deposteron
Esta droga injetável é conhecida por promover rápido ganho de força e volume muscular. É altamente androgênica e com boas propriedades anabólicas. Como a maior parte das testosteronas, esta droga tende a aromatizar facilmente, sendo provavelmente a maior responsável pelas ginecomastias entre culturistas. Por reter muita água, pode causar acentuada elevação na pressão arterial em alguns usuários. É utilizada fora de temporada, quando o objetivo é ganhar peso. O Deposteron também tem a fama de atrofiar os testículos mais rapidamente do que qualquer outra droga do mercado, além de ocasionar perdas vertiginosas de força e volume muscular tão logo a droga seja descontinuada. Encontra-se como recomendação o acompanhamento com Nolvadex durante a administração da droga. Na Europa o laboratório Leo produz o Deposteron como o nome de Testex, no Brasil a NOVAQUIMICA produz o Deposteron.
Apresentação: Caixa com uma ampola de 200mg/ml. É produzido pela NOVAQUIMICA do Brasil.

Equipoise
Apesar de ser uma droga de uso exclusivamente veterinário, há muitos anos culturistas a descobriram e desde então vem sendo utilizada para aumentar força e volume. Parece ser uma droga bastante anabólica, mas muito pouco androgênica, moderadamente tóxica ao fígado e com baixo nível de aromatização. O Equipoise tem efeito similar ao da deca sendo que alguns atletas obtêm um físico bastante denso com administração fora de temporada e pré-competição também. Esta droga é bem tolerada por mulheres.
Apresentação: Frasco de multidosagem contendo 10ml (50mg/ml). É produzido no Brasil pela SQUIBB

Parabolan
Este esteróide de ótima reputação só era produzido na Franca. Faz alguns anos que sua fabricação foi interrompida, mas em 1996 o laboratório NEGMA voltou a fabricá-lo na Bélgica. É um injetável derivado da 19-nortestosterona a mesma derivação da Deca-Durabolin; por isso ambas as drogas tem efeitos similares. Usado em dosagens adequadas é uma das drogas favoritas para fase pré-competição, tendo em vista que o efeito androgênico do Parabolan promove excelente efeito cosmético, ou seja, vascularização e alta densidade muscular sem retenção hídrica aparente. Superdosagem tende a aromatizar como a maioria dos esteróides. O Parabolan também é utilizado com sucesso em fase de aumento de volume muscular, normalmente é administrado com outro esteróide altamente androgênico. Quando administrado sozinho, não se verifica o uso de Nolvadex em paralelo. Isto só se apresenta, quando a administração for realizado junto com outro esteróide androgênico que retenha muita água, tal como Anabol e Hemogenim.
Apresentação: Caixa com uma ampola de 76mg/1.5ml. É produzido pela NEGMA


Primobolan
Este esteróide produzido pela SCHERING na Europa, poderia vir na forma oral e injetável. Eram os famosos comprimidos de 50mg, mas a sua produção foi descontinuada em 1993, só restando o de concentração de 25mg, e a forma injetável DEPOT, com 100mg/ml. O Primobolan é atualmente o favorito para pré-competição por produzir densidade muscular em dieta para perda de gordura e liquido subcutâneo. A maior parte dos atletas preferem a versão injetável por ter que ser administrada apenas uma vez por semana, porem alguns preferem a versão oral para os dias que antecedem a competição. O Primobolan também é o esteróide favorito entre as atletas do sexo feminino.
Apresentação: Comprimidos (Caixa com 50 comprimidos de 25mg). DEPOT (caixa com uma ampola de 100mg/ml). Produzidos pela SCHERING da Europa.

Proviron

Este é um esteróide anti-aromatizante não tóxico. Também não tem propriedades anabólicas. É utilizado por Ter ação similar ao Nolvadex. Não bloqueia os citos receptores de estrógenos como faz o Nolvadex, mas evitando que os esteróides aromatizem. Muitos atletas utilizam o Proviron em conjunto com o Nolvadex num esforço para reduzir os efeitos colaterais. Como ponto negativo, o Proviron parece competir com os esteróides anabólicos por citos receptores no músculo, reduzindo assim o efeito anabólico dos esteróides. O Proviron é utilizado por culturistas de ambos os sexos não só para evitar a ginecomastia mas também para aumentar a densidade muscular.
Apresentação: Frasco com 20 comprimidos sulcados. É produzido pela SCHERING DO BRASIL.

Testoviron
Esta é uma das testosteronas de ação mais prolongada no organismo. O efeito desta droga é bastante lento, porem duradouro. É normalmente administrada em conjunto com algum outro esteróide bastante androgênico. O seu efeito é similar ao promovido pelo cipionato de testosterona, porem sem tanta retenção hídrica. O período de vida ativa desta droga na corrente sangüínea varia de 1 a 2 dias.
Apresentação: Ampola de 100ml.

Winstrol

Este esteróide pode vir na versão oral e injetável em diluente aquoso. Winstrol é um esteróide pouco androgênico e moderadamente anabólico, não promovendo aromatização nem retenção hídrica significativa, porem em alta dosagem pode ser toxico ao fígado principalmente o oral. O Winstrol é bastante controvertido no mundo do culturismo. Enquanto algumas pessoas experimentam ganhos de força e volume, outras afirmam que comprar Winstrol é perda de tempo e dinheiro. Talvez só algumas pessoas tenham os receptores específicos para este componente químico. De qualquer forma, o Winstrol só se verifica a utilização em fase de definição quando se busca densidade sem correr o risco de acumular liquido subcutâneo. É administrado com o Parabolan ou o Primobolan.
Apresentação: Caixa com 30 comprimidos cor de rosa de 2mg cada e caixa com 3 ampolas de 50mg/ml cada. É produzido na Europa.

2 comentários:

  1. Tenho 25 anos peso 46 kg quero aumentar minha massa muscular para 55 preciso de uma injeção de hormonios do crescimento

    ResponderEliminar